quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Passadas 3 semanas depois da primeira mensagem que escrevi aqui, muita coisa mudou.
Sabemos que o que o Manuel tem se chama Craniossinostose Sagital, a fusão precoce dos ossos parietais ao nível da sutura sagital, que causa a Escafocefalia, a "cabeça em forma de barco".
Já decidimos onde o Manuel irá ser operado - no Hospital de Santa Maria em Lisboa, e até já temos a data.
Já sabemos que não será feita a cirurgia de que nos falaram ao início, que consistia em trocar os ossos parietais do crânio, mas será utilizada uma outra técnica, mais recente e que produz melhores resultados.
Sabemos que a cirurgia se chama pi-plastia modificada e que até agora sempre correu bem.
E a intensidade do choque também já diminuiu um pouco. Agora desejamos que tudo passe depressa...

A equipa que faz a cirurgia é constituída por dois grandes cirurgiões, de quem gostámos imenso: o Dr. José Miguéis, Neurocirurgião, e o Dr. Guimarães-Ferreira, Cirurgião Plástico. É uma equipa com muita experiência e que conseguiu reduzir a duração da cirurgia de cerca de 3-4 para cerca de 2 horas.
Ambos os médicos nos transmitiram imensa confiança, responderam com toda a calma a todas as nossas questões e ainda tiveram umas palavras de ânimo no final da consulta. O factor humano é tão importante e tantas vezes esquecido pelos profissionais de saúde.

O Manuel também está a fazer algumas sessões de terapia sacrocraniana. Acredito que, ainda que possam não resolver completamente o problema que ele tem, venham a facilitar a operação. Além disso, tem-nos permitido conhecer pessoas fantásticas, com muita sabedoria e vontade de ajudar, que nunca esquecerei.

Entretanto também já tivemos contacto com alguns meninos que foram submetidos a esta cirurgia. Espero ainda que venham aqui ter algumas pessoas para partilhar experiências...

11 comentários:

zeliaevora disse...

Querida,
Tenho a certeza que tudo vai correr bem com o nosso querido Manuel:)

MicasMariana disse...

Vai tudo correr bem! Vão ver!
Muitos Beijos

Sónia e MI disse...

Vai tudo correr bem.
Deixei, no post abaixo o link de um blog de uma querida amiga que passa pela mesma situação.

Tudo de bom!

Miau disse...

Desejo-vos tranqilidade no vosso coração e saúde ao Manuel. Um abraço solidário

AnaBond disse...

venho aqui deixar um abraço neste momento que precisam de muita força.

Paulo Pires disse...

Bom dia,

espero que tudo corra pelo melhor.

Se quiser posso colocar o seu blog no directório do Planeamento de uma Gravidez. Este será o meu pequeno contributo para dar um pouco de mais visibilidade a este problema e ao seu blog.

Se quiser visitar:

http://planeamento-gravidez.blogspot.com/ noticias diárias sobre gravidez e temas relacionados
http://directorio-gravidez.blogspot.com/ directório sobre gravidez e temas relacionados

Fico a torcer por vocês.

Paulo Pires

Artimanhasdakooy disse...

Amiga do coração, Amiga da vida, Amiga "não de sempre mas para sempre", Amiga de velha data, Amiga de velhas patifarias, Amiga de Cartas de Amor e Amizade, Amiga de sangue, Amiga de calças de ganga sujas, Amiga.........fiquei muito aflita, não dormi, se não sabes gosto muito dos teus filhos e desde logo me "apaixonei" pelo Manuel. Sinto e tenho a certeza que tudo vai correr bem! Muita força, muita grandeza...a agonia elo que passas ninguem tira, mas dá-nos alento e garra por lutar por tudo o que nos é mais querido! Tudo vai correr bem!
An@

Elisabete disse...

Não tenho dúvidas, que tudo vai ser um sucesso. É preciso força e calma (também tenho passado por uma situação semelhante com o meu bébé, noutra vertente). O sorriso dele é uma delícia! Beijinho

Unknown disse...

Boa tarde. Fui parar a esta página mais ou menos sem querer .... voltei 2 anos atrás no tempo. O meu bebe pequeno também foi operado em Sta. Maria e por esses mesmos 2 médicos, ou melhor dizendo, esses 2 santos .... O meu bebe tinha apenas 5 meses quando foi operado e desde o dia em que foi operado até ao dia em que saiu do hospital só tenho a dizer bem de TODA a equipa e de todas as equipas que foram passando por nós.

Foi a altura mais dificil da minha vida mas graças a esses drs. e a TODA a equipa e equipas do SO da pediatria só tenho a agradecer a todos, o amor, o carinho e a dedicação que dedicaram ao meu filho.

Vai tudo correr bem com o vosso filho também, está muito bem entregue. Força !!!

Unknown disse...

Se alguma mãe ler este comentário ficaria muito grata. Estou a tentar criar um grupo no whatsapp de quem já passou ou vai passar pela cirurgia dos pequeninos para partilhar tudo. Se for possível responderem agradecia.

Unknown disse...

Como posso contactá-la?