terça-feira, 13 de novembro de 2007

A história do Manuel

O Manuel nasceu no dia 21 de Julho na Maternidade Alfredo da Costa, o parto foi natural.
Quando fomos à primeira consulta na pediatra, tinha ele 4 dias, houve alguma dificuldade em medir o perímetro cefálico, devido à forma da cabeça dele, mas todos pensámos que ainda estava meio deformada do parto.
Entretanto a pediatra foi de férias, e depois fomos nós, e acabámos por saltar a consulta ao final do primeiro mês, e só voltámos para a consulta dos dois meses.
Nessa altura, a pediatra ficou relutante, não só por causa da forma da cabeça do Manuel, mas também porque a fontanela (moleirinha) já estava praticamente fechada, o que não é normal nessa idade.
Foi então que fomos enviados para um ortopedista, que por sua vez nos passou para um neurocirurgião, e foi quando o Manuel tinha cerca de dois meses e meio que foi diagnosticada a Escafocefalia.
Aí começou a nossa odisseia de consultas médicas, investigações na internet...
Chegámos a pensar ir a Berlim, onde existe um hospital onde são operados diariamente casos semelhantes. Mas depois de irmos às consultas no Hospital de Santa Maria chegámos à conclusão que não era preciso, e que o Manuel está em boas mãos...
Tudo o mais já contei em baixo.
De resto, o desenvolvimento do Manuel é como o de todos os outros bebés, em termos psico-motores é bastante precoce, e em termos físicos é grande e gorducho, está no percentil 90!
Esta "doença" não tem, no caso do Manuel, quaisquer manifestações além do formato da cabeça. Não há dores, comprometimento do cérebro, dificuldades no desenvolvimento... felizmente.

Quero agradecer às mamãs de meninos que já foram ou vão ser operados pela partilha, que ajuda tanto!

E depois, quando se olha para este sorriso... como duvidar que tudo vai correr bem?



Um abraço a todos!

10 comentários:

Unknown disse...

LOL e eu acabei de escrecer um comment GIGANTE no post abaixo!:p

mas q sorriso LINDO!:D é o q eu digo~,sao 2 borrachos mesmo DELICIOSOS!

pois...o nequinhas tb é um bocado ao precoce...insisto num encontro!

va laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

bom se fores do norte ou do sul é mais complicado mas nao impossivel!;)

afinal n é todos os dias (felizmente)q se encontram "amigos" assim tao peculiares!;)

mais beijinhos**

Unknown disse...

E eu desejo do fundo do coração que tudo corra bem :)
Muita força e luz para vocês
beijinho
Cris

lady.bug disse...

lindo sorriso!
votos para que tudo corra bem...

um beijinho de uma desconhecida que chegou aqui através da amiga zélia

mamaTere disse...

Não há que duvidar mesmo. Tudo vai correr bem. Não sei e espero nunca saber o que é o sofrimento de uma mãe num momento assim, mas só de pensar as lágrimas correm-me porque o amor que nós sentimos é tão grande que dá para adivinhar o tamanho do medo. Do que tenho lido tudo indica que as coisas vão correr bem, eu acredito nisso, e vou estar por aqui a pensar em vocês até que tudo tenha passado e vocês possam respirar de alívio, olhar para o seu lindo sorriso feliz e gozar tudo de bom que está para vir. Força, está quase.

Trouble disse...

Olá

A minha filha Maria teve exactamente o mesmo problema que o Manuel.

Foi operada pela equipa do Dr. Alexandre do Hospital Pediatrico de Coimbra.

Correu tudo bem.

Qualquer informação que necessite estou a disposição.

Cumprimentos e Força

c disse...

Cris, Lady Bug, Teresa,
obrigada por virem até aqui, obrigada por pensarem em nós, um abraço!

André,
Obrigada também pelas suas palavras.
Se quiser contar a história da Maria... eu gostaria muito de ouvir!
Muito obrigada pelo seu contacto!

Paulo Pires disse...

Bom dia, quero desejar-lhe em primeiro lugar um bom ano, e a seguir manifestar-lhe o meu apoio nesta sua "nova cruzada". E convidá-la a integrar o meu directório que incluem sites/blogs sobre gravidez e assuntos conexos. E parece-me que será importante poder compartilhar com outras pessoas que se encontram a passar pelo mesmo "esta "viagem".

http://directorio-gravidez.blogspot.com/

Espero que tudo corra pelo melhor.

Ich nitch sprech sehr gut deutsch, aber "Viel Glück".

Paulo Pires

Trouble disse...

Olá

A doença foi diagnosticada por volta dos 4/5 meses de idade. A maria sempre teve o perímetro cefálico acima do percentil, mas por volta dos 4 meses teve uma subida acima do normal. O pediatra nessa consulta encaminhou-nos na hora para o hospital. Entramos pelas urgências onde foi feito um raio-x que se revelou inconclusivo.
Tivemos então que ir tirar uma TAC. Assim que tivemos o resultado da TAC fomos ao pediatra que nos encaminhou para o grande Dr. Alexandre do Hospital Pediátrico de Coimbra. O Dr. Alexandre disse-nos logo que era apenas uma questão estética e que o caso da minha filhota era dos menos graves e que a decisão de operar ou não cabia aos pais. Eu fiquei sempre inclinado para operar ao passo que a minha esposa preferia não operar.
Fomos consultar outro especialista que nos disse exactamente a mesma coisa que o Dr. Alexandre. Após termos estado em reflexão cerca de 3 meses, não me recordo bem, fomos novamente a coimbra e decidimos então avançar com a operação. Passado pouco tempo fomos chamamos para a operação. A maria tinha cerca de 10 meses quando foi operada. A operação durou cerca de 8/9 horas e correu tudo bem. As diferenças eram notórias logo à saida da operação, a cabeça estava muito mais redonda e a minha filha muito mais bonita.
Os primeiros 2/3 dias foram um pouco "pesados" pois a maria estava dopada e cheia de cateteres e fios.
Assim que lhe tiraram o último cateter foi como da noite para o dia. A maria "normal" estava de volta, o apetite, a boa disposição voltaram. Ao fim de 6/7 dias a maria teve alta e finalmente voltamos a casa. Correu tudo bem. A cicatrização foi excelente, não houve complicações, tudo correu ok.
Gostava de salientar que nunca fui tão bem tratado como no hospital pediátrico de coimbra. Todo o pessoal desde porteiros, auxiliares, enfermeiras, médicos, foram extremamente humanos e dedicados com um profissionalismo que dificilmente se vê hoje em dia.
O Dr. Alexandre irá ficar sempre nos corações desta família.
Já lá vão uns meses desde que a pequena maria foi operada, cerca de 8. Não fosse a cicatriz que têm e nos nem nos lembrariamos que foi operada. A maria é uma criança perfeitamente normal, e a única alteração que teve, foi, como o médico diz ficar com o "ralentim mais acelerado".

Tudo passou, tudo correu bem.

Caso queira fotos pré, durante e pós cirurgia, poderei fornecê-las.

Cumprimentos,

André Henriques

c disse...

Olá Paulo,
gostei muito do seu blog, já está nos meus favoritos! Muito útil!
É claro que pode acrescentar lá este blog.
Obrigada pelo seu contacto e pelas suas palavras / Vielen Dank für die Wünsche!!

jesus disse...

ola tenho um filho que se chama marco antonio as 4 meses descubri que ele tinha escafocefalia fique doida pois nao sabia muito bem sobre o problema,fui endicada para o doutor montanarado hospital beneficiençia fizemos TAC e constatou que realmente tinha que opera com 5 meses ele foi operado foi uma barra mas graças a deus hoje ele ta com 3 anos e esta bem fiz uma outra tac so pra ver como ta quarta feira vou au neuro para mostra os exames e tenho fe que esta tudo bem apesa de acha que acabesinha dele esteja um pouco alongada mas tenho fe que vai da tudo certo um abraço e boa sorte